FALE CONOSCO Regimento Escolar CALENDÁRIO ESCOLAR 2013 MANUAL DO ALUNO
PROFESSORES DISCIPLINA EMENTA
BOLETIM Online Sala dos Professores Estação Curiosidade Questões para ENEM DIREÇÃO COORDENAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA CURSINHO AVANCE Facebook do Hilde MUSEU VIRTUAL Plano de Ação Gestão 2012 a 2014 Recursos da Escola Olhando para o céu BRASIL ESCOLA Índices Econômicos

Quantidade de Páginas visitadas

ÉTICA NAS REDES SOCIAIS

De forma muito simples, ética trata da forma como as pessoas se relacionam. E internet é mais uma forma desse relacionamento ocorrer. Há pessoas que não fazem diretamente certos comentários, mas têm coragem de postar ofensas e agressões nas redes sociais.
A sensação de anonimato e de invisibilidade no uso da internet é falsa, pois por meio do IP (PROTOCOLO DE INTERNET) é possível se descobrir de que máquina uma determinada ofensa foi publicada. Os especialistas reconhecem que isso dá trabalho, mas que é possível se chegar ao local de onde houve a publicação. E isso dá trabalho porque, apesar das legislações existentes, há pouca fiscalização. Como exemplo, lembro que há uma lei que obriga as LAN HOUSES a solicitarem a identificação dos usuários das máquinas. E sabemos que há milhares de LAN HOUSES no país. Mas nem sempre o atendente confere a autenticidade do documento apresentado. Essa falha de segurança faz com que muitas vezes o anonimato seja garantido. O IP da máquina será rastreado, mas nem sempre será possível alcançar o mau usuário. Muitas ofensas são originadas de e-mails falsos. Ou ainda utilizando-se de e-mails válidos, mas roubados por meio de programas espiões em máquinas disponíveis em locais de uso público como bibliotecas e LAN HOUSES. Por isso é importante a troca frequente das senhas como uma política de TI. Por isso é preciso manter os programas anti vírus atualizados. Também é recomendável a formatação dos computadores periodicamente. Abrir mensagens de origem duvidosa ou fazer downloads de arquivos em determinados sites são atitudes de alto risco.
Segundo a ONG SaferNet, de 2007 para 2008, houve aumento de 238% em infrações cometidas na web. Os crimes que mais crescem são os de racismo, homofobia e pornografia infantil.
Os crimes contra a honra (calúnia, difamação e injúria) também não param de crescer. Junto destes há ainda crimes como furtos, extorsão, ameaças, violação de direitos autorais, estelionato, fraudes com cartão de crédito e desvio de dinheiro de contas bancárias.
O mundo virtual não é um mundo sem lei como alguns podem pensar. Há a Lei que trata das interceptações de comunicações em sistemas de telefonia, informática e telemática.
Há ainda a Lei 9609 que dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programas de computador.
Além dessas leis, o Código Penal pode ser amplamente aplicado para combater os crimes na internet. Por exemplo: insultar a honra de alguém (calúnia – artigo 138), espalhar boatos eletrônicos sobre pessoas (difamação – artigo 139), insultar pessoas com apelidos grosseiros (injúria – artigo 140), desvio ou saque indevido de dinheiro (furto – artigo 155), comentários negativos sobre raças e religiões (preconceito ou discriminação – artigo 20 da Lei 7716/89), enviar fotos de crianças nuas (pedofilia – artigo 247 da Lei 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente), usar cópia de software sem licença (crime de pirataria – artigo 12 da Lei 9609/98).
Fonte: Olhar digital
No campo ético, o mais importante é não fazer com as outras pessoas o que não gostaríamos que fizessem conosco.
Às vezes um comentário pode parecer inocente, mas pode macular a honra de outra pessoa. E isso pode trazer consequencias danosas de difícil reparação posterior.
O uso de textos de outras pessoas pode parecer algo corriqueiro (plágio), mas sabemos que não é certo. Atualmente a prática do CONTROL C e CONTROL V (copiar e colar) vem ganhando da conhecida “cola”.
Todos gostamos que nossas idéias sejam disseminadas. Para isso existe a possibilidade de se citar as referências bibliográficas. Ninguém gosta quando suas idéias são literalmente roubadas por outras pessoas.
Falar mal dos professores e demais servidores pela internet pode parecer engraçado para os estudantes. Mas já tomei conhecimento de casos em que esses comentários levaram pessoas à depressão.
Agora imagine se essa pessoa fosse nossa mãe ou nosso pai. Ninguém ficaria feliz com isso não é mesmo?
Há muitas formas de se faltar com ética no uso de redes sociais. Há pessoas que criam perfis falsos para prejudicar outras. Há pessoas que postam vídeos comprometedores de ex-namoradas. Há pessoas que utilizam a internet para praticar bullying.

Por isso vale a R E F L E X Ã O.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA

Por que a participação do aluno na olimpíada de Matemática tende a melhorar seu rendimento em sala de aula, tanto em matemática como nas outras disciplinas?
As competições de matemática são em geral bem mais difíceis que as provas do colégio. É um princípio simples: duas pessoas vão participar de uma corrida de 3 km. Um deles treina exatos 3 km todo dia, enquanto o outro treina 5 km. No dia da corrida quem vai sentir mais facilidade? Ao treinar para fazer um a prova mais difícil, o seu rendimento nas provas do colégio vai certamente aumentar. E nas outras disciplinas? Bem, de certa forma todos devem concordar que matemática e o português desempenham um papel essencial no processo educacional. E se uma pessoa tem a oportunidade de desenvolver o raciocínio e o lado criativo, com certeza isso o ajudará diretamente em outras ciências exatas como física e química, por exemplo.
Um diretor que implante essas competições em sua escola pode esperar em médio prazo um salto de qualidade na formação de seus alunos, que será o reflexo do desempenho deles nas competições culturais e também nos vestibulares.
ESTAGIO NO GOVERNO DO PARANÁ



COMO SE CANDIDATAR A ESTÁGIO PARA O SETOR PRIVADO:


Neste site, vá no menu lateral esquerdo clique em ESTÁGIOS, depois clique em Estágios Setor Privado Orientações e siga as informações. Ali você encontrará uma relação de instituições intermediárias de Estágios entre escolas e empresas. Verifique as oportunidades em cada uma, com quais empresas têm parcerias e efetue seu cadastro. As orientações de documentação e procedimentos para a efetivação do estágio serão fornecidas pelas instituições. 

COMO SE CANDIDATAR A ESTÁGIO NO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ:

Para ser efetivado como estagiário no Governo do Estado, é preciso:

1) ser estudante regularmente matriculado no Ensino Médio, Técnico ou Superior, na Educação Especial ou dos anos finais do ensino fundamental na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

2) ter 16 anos de idade completos ou mais

3) apresentar a documentação necessária e ter (ou abrir) conta corrente no Banco do Brasil

4) somente iniciar o estágio quando todas as vias do Termo de compromisso emitido pela Central de Estágio, devidamente assinadas forem entregues ao RH do órgão em que fará estágio, mesmo que alguém diga que você já pode começar. 

COMO FAZER SEU CADASTRO 

Neste site, vá no menu lateral esquerdo clique em ESTÁGIOS, depois clique em Cadastro do Estudante e realize seu cadastro.

- Ao fazer o seu cadastro cuide para que seu e-mail seja escrito com letras minúsculas e seu RG esteja correto.

- Se esquecer da senha clique em "esqueci minha senha", para receber uma nova senha em seu e-mail cadastrado.

COMO SE CANDIDATAR NAS VAGAS DE ESTÁGIO

Feito seu cadastro, volte em Ofertas de Estágio:

Abrirá uma tela, onde você deve selecionar os itens de seu interesse e clicar em Prosseguir. Ao clicar no nome do curso, você entrará nos detalhes da vaga, onde aparecerão o horário, telefone para contato, etc. No final desta página, existe um campo onde é possível se candidatar na vaga, usando apenas seu CPF e senha gerada na hora do cadastro. Lembrando que as vagas de Nível Técnico estão dentro do Nível Ensino Médio - Categoria Médio Profissionalizante. Fique atento no que diz o quadro observações, para aguardar ser chamado pelo órgão responsável pela oferta ou você mesmo entrar em contato para agendar uma entrevista.

Mantenha sempre seu cadastro atualizado, terá mais chance para conseguir estágio!






Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito